Cidade de Fátima

A fama de Fátima como local de peregrinação transformou esta cidade num dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes curiosos todos os anos.
Situada a norte de Lisboa, perto da cidade de Leiria, Fátima é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde três pastorinhos alegadamente testemunharam a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917.
 
Reza a lenda que "uma senhora mais brilhante que o sol" surgiu perante as três crianças, alertando-as da importância de rezar e dizendo-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos. Terá também prometido revelar a sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.

Galeria de Fotos: Fátima

Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70 000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por "Milágre do Sol": o sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas ficaram milagrosamente secas. 
 
 A época mas indicada para visitar Fátima é durante os dias das peregrinações, a 13 de Maio e de Outubro, altura em que os peregrinos enchem as ruas, ansiosos por cumprir as promessas feitas a Nossa Senhora ou por viver o ambiente espiritual único sentido nestas ocasiões.
Visite a imponente basílica neoclássica que se ergue no coração do Santuário de Fátima e os túmulos dos três pastorinhos que se encontram no seu interior. A pequena Capela das Aparições também merece uma visita, já que marca o local das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Não perca a grande secção do Muro de Berlim situada junto à capela (símbolo do fim do Comunismo, revelado como um dos segredos de Fátima) e visite as casas dos três pastorinhos na vila de Aljustrel.
 
Percorra a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.